Uma das cerimônias mais esperadas por todos os formandos, com certeza é a colação de grau. E um dos símbolos mais marcantes da própria colação é a vestimenta, mais conhecida como "beca de formatura", ou talvez você à conheça como "toga".
Assim como a cerimônia religiosa de casamento, a cerimônia de colação de grau, apesar de simbólica é um evento solene que exige alguns padrões. Um destes padrões é o uso da beca, capelo e faixa, esta deve ser da cor que simboliza o curso em questão.
Composição da beca de formatura
Como mencionado anteriormente, a vestimenta para a colação de grau possui outros componentes bem marcantes também e necessários.
Beca de formatura
Apesar de considerarmos a vestimenta completa como beca, esse item em si, trata-se apenas da toga preta que os formandos utilizam. Ela é a base de todo o resto que compõe a toga. Trata-se de um composto por mangas longas e comprimento até os calcanhares.
Capelo
Capelo teve origem da palavra italiana (capello) e significa “chapéu”. Propriamente como o nome já diz, este é o famoso chapéu ou capelo que se encaixa na cabeça do formando. Representa o então título dado aos formandos.
No momento em que o formando recebe seu título de graduação, coloca e o capelo na cabeça, representando assim que está formado. Se difere em preto para os formandos e branco para o Reitor da instituição.
O capelo é de uso obrigatório, mas só deve ser posto na cabeça, assim que o formando receber o grau. O cordão deve estar sempre ao lado esquerdo acima do ombro.
Jabor
Vocês podem até achar ele muito semelhante a um babador (risos). Este item deve ser usado abaixo do pescoço do formando, sempre na cor branca para se destacar da beca.
Pelerine ou capa
A famosa capa, esse item vai sobre os ombros do formando, por cima de toda a vestimenta.
Algumas são toda em preto, outras possuem a cor do curso em específico no outro lado e deve ser virada assim que o formando receber o grau de graduação.
Faixa
A faixa é posta na cintura do formando, essa sim possui a cor específica do curso de graduação, independente do modelo de beca a faixa sempre será colorida.
Ela é um dos principais símbolos para identificação do curso, por ter variedades de cores. Há casos em que os formandos usam a mesma sobre os ombros.
A cor da faixa da beca de formatura
A beca é um dos símbolos mais representativos do fim da graduação, caracterizada por possuir forte significado, difere os cursos de graduação a partir da sua cor de faixa.
E qual cor de faixa devo usar?
Abaixo segue a lista de cores e os cursos referentes conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC):
Amarela/Dourada: Farmácia e Bioquímica;
Azul Celeste: Arquitetura e urbanismo;
Azul: Administração, Ciências Biológicas, Comunicação, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Informática, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda;
Bordô: Ciências Contábeis e Odontologia;
Lilás: História, Letras e Pedagogia;
Verde: Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Estética, Fisioterapia, Medicina, Veterinária, Nutrição e Serviço Social;
Vermelha: Direito.
E qual é a cor do seu curso?